O que é Marketing de Conteúdo e como ele pode ajudar o seu negócio

Content Marketing ou Marketing de Conteúdo nada mais é do que:

1. Produzir conteúdo útil e gratuito, referente à sua área de atuação e destinado a pessoas dentro do perfil de clientes da sua empresa, ou seja, pessoas que possam se interessar pelo que você tem a vender;

2. Intercalar tal conteúdo com ofertas dos seus produtos e serviços.

O mais ‘engraçado’ sobre Marketing de Conteúdo é que ele não é nenhuma novidade. A TV aberta, por exemplo, pratica algo semelhante há muuuuito tempo!

Basta pensar no tipo de público atraído por programas como Vrum, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Mundo Fashion, Auto Esporte, Esporte Espetacular e nos tipos de produtos/serviços anunciados nos intervalos comerciais de cada programa.

O que o público específico de cada um desses programas está mais propenso a comprar? Alguém que assiste Auto Esporte está mais disposto a comprar vestidos e produtos de beleza ou a comprar automóveis e a contratar serviços relacionados?

E não é só a TV! Revistas especializadas nos mais diversos assuntos, como Arquitetura, Gastronomia, Empreendedorismo, Moda, Videogames, produzem conteúdo para atrair pessoas interessadas em um tema específico e anunciantes interessados em vender para essas pessoas.

Eu arriscaria dizer que as revistas ganham mais dinheiro vendendo espaço publicitário para os anunciantes do que com a venda das revistas em si.

O que mudou com a Internet e por que isso é importante para sua empresa?

A Internet diminuiu os custos do processo retirando os intermediários e popularizando as ferramentas de produção de conteúdo e, graças aos mecanismos de busca como o Google, se tornando o próprio meio de distribuição desse conteúdo.

Ou seja, você pode ter o seu próprio canal de TV ou revista especializada online e na qual o único anunciante é a sua empresa! Você pode atrair visitantes interessados no que você tem a vender, gastando muito menos do que você gastaria nos veículos tradicionais.

É claro que se você quiser apenas ‘anunciar’, da mesma forma que fazia na TV e nas revistas, também há muitas possibilidades disponíveis na Internet…

Como sua empresa pode fazer o mesmo

Quer conhecer quais são e como usar tais ferramentas? Entender como elas trarão mais visitantes (e com o perfil adequado) ao website da sua empresa, gerando mais negócios? Saber quais são as maiores dificuldades e por que nem todas as empresas fazem isso?

Então, continue a acompanhar o Blog da Onbiz. Para não perder nenhum dos nossos próximos artigos, clique e assine a nossa Newsletter gratuita!

Leia também:

Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

Mais posts

Siga-me:twitterlinkedin

Nenhum comentário

Deixe um comentário


+ nove = 10