Postfix – Ativando uma porta alternativa para SMTP

A maioria dos ISPs (Internet Service Providers) nacionais impede que seus clientes ‘domésticos’ usem a porta 25 para se conectarem aos seus respectivos provedores de hospedagem, o que inviabiliza o uso de programas como Outlook Express, Windows Live Mail ou Thunderbird para o envio de e-mail.

A solução é habilitar uma porta alternativa para conexão SMTP. A porta mais comum é a 587 (mail submission) e a receita abaixo mostra como ativar essa porta no Postfix. Antes de executar a receita, LEIA este aviso.

1. Editar o arquivo /etc/postfix/master.cf e adicionar a linha abaixo ou remover o comentário dela:

submission inet n           -           n           -           -           smtpd -o smtpd_tls_security_level=encrypt -o smtpd_sasl_auth_enable=yes -o smtpd_client_restrictions=permit_sasl_authenticated,reject

2. Reiniciar o postfix

- Debian/Ubuntu:

sudo service postfix restart

- RHEL/CentOS/Fedora Linux:

service postfix restart

- Plesk:

/usr/local/psa/admin/sbin/mailmng –reload-service

Atenção! As atualizações automáticas do Plesk costumam sobreescrever o arquivo master.cf. Se você não quiser que isso aconteça, pode tentar usar o comando chattr para tornar o arquivo imutável. Lembre-se de remover o atributo e fazer um backup da configuração, caso a atualização não consiga executar. Refaça a configuração em seguida.

Para saber como tornar a conexão SMTP mais segura, leia o artigo Desabilitando o envio de senha ‘plain text’ durante a autenticação no SMTP.

Referências:

- How to enable port 587 (submission) in postfix
- Set Up a Postfix Submission Service on FreeBSD
- Postfix and Submission
- smtpd_tls_security_level
- AUTH on port 587

Leia também:

Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

Mais posts

Siga-me:twitterlinkedin

Nenhum comentário

Deixe um comentário


quatro + 9 =