Como posicionar a sua empresa na Internet

Digamos que você tenha uma pequena empresa e que queira usar a Internet para divulgar seus produtos e serviços ou para conquistar novos clientes.

Após uma rápida pesquisa no Google, encontra centenas de artigos dizendo que você ‘precisa’ criar um site no wix.com, no blogger.com, no wordpress.com e abrir uma conta no Facebook, no Twitter, no LinkedIn ou artigos explicando por que você não deveria tentar fazer tudo sozinho e por que deveria contratar a empresa XYZ.

Honestamente: no meio desse monte de informações divergentes, você sabe por onde começar? Sua empresa possui os recursos necessários (pessoas, tempo e/ou dinheiro) para fazer tudo: usar todas as plataformas para web e aplicar todas as estratégias de marketing digital existentes?

Pensando em facilitar isso para você e para esclarecer um pouco o que fazemos, eu decidi escrever este artigo. Nele, combinei as medidas que você pode tomar e os serviços prestados pela Onbiz, em uma sequência de fases que façam sentido para pequenas empresas:

As primeiras fases demandam menor investimento e pressupõem baixa familiaridade do empresário com a Internet. À medida que a sua empresa for crescendo e as ações derem resultado, você poderá melhorar esse resultado avançando para as próximas fases.

No final deste artigo, há links para aqueles que também preferem fazer a parte técnica sozinhos.

São as fases:

Fase 1#

A. Registrar o domínio suaempresa.com.br, contratar provedor de hospedagem e criar uma conta de e-mail como contato@suaempresa.com.br;

B. Criar uma página do Facebook para a sua empresa (não um perfil) e redirecionar os visitantes de http://suaempresa.com.br para http://facebook.com/SuaEmpresa;

C. Cadastrar sua empresa na listagem de negócios locais do Google;

D. Usar sua página do Facebook para atender seus clientes atuais, para se conectar aos seus fãs, para publicar conteúdo referente à sua área e que interesse a essas pessoas e para divulgar seus produtos, serviços e promoções.

Nossos serviços: itens A, B e C;

Sua responsabilidade: item D. Você pode fazer isso sozinho, o que gastará o seu tempo, ou pode contratar uma empresa, profissional ou funcionário para fazê-lo por você, o que gastará o seu dinheiro.

Fase 2#

A. Criar um website estático ou um website atualizável pelo próprio dono, baseado em modelos, em http://suaempresa.com.br;

B. Cadastrar seu website em uma ferramenta de coleta de dados e geração de estatísticas de acesso;

C. No caso de ser um website atualizável, produzir e publicar (periodicamente) conteúdo relacionado à sua área de atuação e à sua empresa e que interesse a seus clientes.

Nossos serviços: itens A e B;

Sua responsabilidade: item C. Novamente, você pode fazer isso sozinho ou pode contratar uma empresa ou profissional para fazer por você.

Fase 3#

A. Criar um website atualizável ou blog, mas com aparência personalizada e exclusiva, em http://suaempresa.com.br;

B. Produzir e publicar (periodicamente) conteúdo relacionado à sua área de atuação e à sua empresa e que interesse a seus clientes.

Nossos serviços: item A;

Sua responsabilidade: item B. Você pode contratar uma empresa ou pode fazer sozinho. Depende de sua disponibilidade de recursos.

Fase 4#

A. Iniciar uma campanha de anúncios no Google (links patrocinados) para a sua empresa;

B. Criar páginas de destino específicas, em http://suaempresa.com.br, para os anúncios do Google.

Nossos serviços: item A (diretamente ou através de parceria) e item B.

Esclarecendo alguns pontos

1. Da mesma forma como não existem fórmulas mágicas para se abrir e se administrar pequenas empresas, não existem fórmulas mágicas de marketing.

O que existem são estratégias e práticas comuns. Com base no comportamento de seus clientes, adote, teste e meça os resultados de cada estratégia. Fique com as que forem melhor para o seu tipo de negócio e para o público que você atende. Abandone as demais;

2. Você pode começar a partir da fase que quiser ou ficar quanto tempo quiser em cada fase. Mas, se a sua empresa não dispuser de recursos e se você não estiver muito familiarizado com o uso das plataformas de Internet, comece pela fase 1.

Avance para os próximos passos conforme a sua empresa for crescendo, você for entendendo as ferramentas e os passos anteriores começarem a produzir resultados.

3. Você precisa escolher se gastará: tempo, dinheiro ou ambos. Não existe nada que não demande tempo ou dinheiro e que ainda traga retorno positivo.

O uso efetivo de mídias sociais pode não gastar dinheiro, mas gastará tempo. O mesmo vale para a produção de conteúdo. Basta olhar os artigos e vídeos da Onbiz: provavelmente, gastamos de 10 a 30x mais tempo criando nosso conteúdo gratuito do que você demorará para “consumi-lo” (ou seja, para ler um artigo ou assistir a um vídeo).

Artigos interessantes

Algumas das atividades técnicas descritas acima podem ser feitas diretamente por você, se preferir. Já explicamos como proceder em outros artigos:

- Como registrar um domínio de Internet;

- Coloque seu negócio no mapa;

Como converter o Perfil da sua empresa em uma Página do Facebook;

 

Gostou deste artigo? Então inscreva-se para receber os artigos da Onbiz, 1 vez por semana, em seu endereço de e-mail: basta clicar no link e informar seu nome e e-mail. O cadastro é gratuito.

Leia também:

Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

Mais posts

Siga-me:twitterlinkedin

Nenhum comentário

Deixe um comentário


dois + = 7