O seu website pode te dizer onde investir e como atrair mais visitantes

 

Usando uma ferramenta de coleta e análise de dados como o Google Analytics, seu website pode informar a você, proprietário de uma pequena empresa, de onde os visitantes vêm, assim você saberá onde investir seu tempo e dinheiro, e o que esses visitantes procuram, para que você saiba como atrair mais visitantes. Aposto que o seu panfleto ou o seu anúncio na revista não conseguem fazer isso, certo? ;-)

Alguns exemplos abaixo:

De onde vêm os visitantes

O relatório de origens de tráfego informa de que outros websites, portais ou blogs os visitantes vieram e quantos são esses visitantes.

 

O relatório

No caso do blog acima, 50% dos visitantes vieram de tráfego de referência, ou seja, vieram de outros sites, sendo que a maioria veio do Facebook. Os endereços que aparecem “borrados” são os endereços antigos do blog, que mudou de domínio.

Possíveis conclusões

Esses dados indicam que o trabalho que as meninas fizeram e a presença delas no Facebook geraram uma quantidade significativa de visitas. Ou seja, em termos de quantidade de visitas, o esforço mantendo a página do Facebook deu resultado positivo para elas.

Com base nessa referência, elas poderiam tentar investir o dobro de esforço, analisar o resultado e determinar se isso implicou no dobro de visitas. Ou poderiam diminuir o esforço pela metade, analisar o resultado e determinar se isso reduziu o número de visitas proporcionalmente ou não. Além de conseguirem medir o resultado de outras ações no Facebook. Tudo dependendo do que elas quisessem atingir.

 

O relatório

No caso do website acima, 96% dos visitantes vieram de outros sites, sendo que quase 100% desses vieram do Portal da Santa Ifigênia.

Possíveis conclusões e ideias

De posse dessa informação, você poderia chegar à conclusão sobre em qual portal compensa manter o cadastro da sua empresa atualizado (se esse fosse o caso) ou elaborar uma propaganda ou desconto exclusivo para as pessoas que têm o perfil de compradores de eletrônicos na Santa Efigênia.

O que os visitantes acessam

Os relatórios de conteúdo informam quais foram as páginas mais acessadas, qual o tempo médio do visitante na página e outras estatísticas.

 

O relatório

Possíveis conclusões e ideias

No caso do site e do blog acima, 10% ou menos das páginas acessadas correspondiam a páginas “institucionais” do site. A grande maioria dos acessos foi feito a páginas do blog, provando que a produção de conteúdo atraiu mais visitantes do que o site em si.

Além disso, com base nos artigos mais acessados, você poderia deduzir quais assuntos despertaram maior interesse dos visitantes e produzir mais artigos relacionados a esses mesmos assuntos.

Por exemplo, se fosse o site de uma empresa de Marketing em Mídias Sociais (o que não é o caso da Onbiz), produzir mais artigos sobre como realizar certas tarefas no Facebook, atrairia mais visitantes interessados nas atividades que a empresa desempenha.

 

O que os visitantes procuram

Os relatórios de palavras-chave e os de pesquisa correspondente contém as palavras-chave e pesquisas que o visitante fez no Google e que o levaram a acessar o site.

 

O relatório

Possíveis conclusões e ideias

No caso do site acima, as palavras-chave poderiam servir para saber sobre quais assuntos publicar artigos ou textos informativos/de esclarecimento, visando orientar os visitantes que procurassem ajuda.

 

Esses foram alguns exemplos rápidos de como o website ou blog da sua empresa é uma ferramenta muito mais poderosa do que você imagina.

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Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

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