Usando uma ferramenta de coleta e análise de dados como o Google Analytics, seu website pode informar a você, proprietário de uma pequena empresa, de onde os visitantes vêm, assim você saberá onde investir seu tempo e dinheiro, e o que esses visitantes procuram, para que você saiba como atrair mais visitantes. Aposto que o seu panfleto ou o seu anúncio na revista não conseguem fazer isso, certo?
Alguns exemplos abaixo:
De onde vêm os visitantes
O relatório de origens de tráfego informa de que outros websites, portais ou blogs os visitantes vieram e quantos são esses visitantes.
O relatório
No caso do blog acima, 50% dos visitantes vieram de tráfego de referência, ou seja, vieram de outros sites, sendo que a maioria veio do Facebook. Os endereços que aparecem “borrados” são os endereços antigos do blog, que mudou de domínio.
Possíveis conclusões
Esses dados indicam que o trabalho que as meninas fizeram e a presença delas no Facebook geraram uma quantidade significativa de visitas. Ou seja, em termos de quantidade de visitas, o esforço mantendo a página do Facebook deu resultado positivo para elas.
Com base nessa referência, elas poderiam tentar investir o dobro de esforço, analisar o resultado e determinar se isso implicou no dobro de visitas. Ou poderiam diminuir o esforço pela metade, analisar o resultado e determinar se isso reduziu o número de visitas proporcionalmente ou não. Além de conseguirem medir o resultado de outras ações no Facebook. Tudo dependendo do que elas quisessem atingir.
O relatório
No caso do website acima, 96% dos visitantes vieram de outros sites, sendo que quase 100% desses vieram do Portal da Santa Ifigênia.
Possíveis conclusões e ideias
De posse dessa informação, você poderia chegar à conclusão sobre em qual portal compensa manter o cadastro da sua empresa atualizado (se esse fosse o caso) ou elaborar uma propaganda ou desconto exclusivo para as pessoas que têm o perfil de compradores de eletrônicos na Santa Efigênia.
O que os visitantes acessam
Os relatórios de conteúdo informam quais foram as páginas mais acessadas, qual o tempo médio do visitante na página e outras estatísticas.
O relatório
Possíveis conclusões e ideias
No caso do site e do blog acima, 10% ou menos das páginas acessadas correspondiam a páginas “institucionais” do site. A grande maioria dos acessos foi feito a páginas do blog, provando que a produção de conteúdo atraiu mais visitantes do que o site em si.
Além disso, com base nos artigos mais acessados, você poderia deduzir quais assuntos despertaram maior interesse dos visitantes e produzir mais artigos relacionados a esses mesmos assuntos.
Por exemplo, se fosse o site de uma empresa de Marketing em Mídias Sociais (o que não é o caso da Onbiz), produzir mais artigos sobre como realizar certas tarefas no Facebook, atrairia mais visitantes interessados nas atividades que a empresa desempenha.
O que os visitantes procuram
Os relatórios de palavras-chave e os de pesquisa correspondente contém as palavras-chave e pesquisas que o visitante fez no Google e que o levaram a acessar o site.
O relatório
Possíveis conclusões e ideias
No caso do site acima, as palavras-chave poderiam servir para saber sobre quais assuntos publicar artigos ou textos informativos/de esclarecimento, visando orientar os visitantes que procurassem ajuda.
Esses foram alguns exemplos rápidos de como o website ou blog da sua empresa é uma ferramenta muito mais poderosa do que você imagina.
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