Você está facilitando o marketing boca a boca da sua empresa?

Sempre que eu tenho a oportunidade de conversar com o proprietário ou a proprietária de um pequeno negócio, que é algo que gosto de fazer, e pergunto de onde vêm a maioria dos clientes, a resposta é basicamente a mesma: indicações. É o poder do boca-a-boca.

E não importa se você é uma cirurgiã plástica, se ajuda as pessoas a escreverem melhor ou se trabalha com arte e decoração em gesso. É tudo sobre transmitir credibilidade, prover um bom serviço (ou produto) e relacionar-se bem.

Mas como esse “boca-a-boca” acontece, na correria dos dias de hoje, em que as pessoas mal têm tempo de se falarem ao telefone? Pois é. As formas de comunicação mudaram e, consequentemente, a forma como o boca-a-boca é feito também!

Esta semana mesmo, um amigo pediu a indicação de um mecânico via atualização de status no Facebook e recebeu as respostas na forma de comentários. Já eu costumo enviar um e-mail perguntando a vários amigos de uma só vez. Fiquei sabendo até de um caso no qual a indicação foi feita através de um post em um fórum para concurseiros, né, Carla?

Você ou o seu negócio seriam indicados? Como você facilita essa indicação? Já parou para pensar que as pessoas podem se lembrar do seu tipo de negócio ou do bairro em que você atua, mas não se lembrarem do seu endereço exato? Talvez, lembrem-se do seu nome ou do nome da sua empresa, mas não tenham o seu telefone ou o seu endereço de e-mail à mão…

Em um mundo em que passamos cada vez mais horas conectados à Internet e em que somos bombardeados constantemente por publicidade, em todos os meios, onde é que os seus clientes antigos ou atuais buscam as informações adicionais para poderem indicar o seu negócio? Será que é nos panfletos e cartões de visitas que eles mantém guardados? Ou procuram por você no Google e olham no website da sua empresa?

 

Faça o seu dever de casa e descubra se você deve ter um website porque é algo importante para os seus clientes! E, se precisar de ajuda, fale conosco! Basta clicar e entrar em contato.

Para relatar como você melhorou a publicidade ou marketing boca a boca do seu negócio, inclua seu comentário logo abaixo. Suas experiências e descobertas são bem-vindas e podem ajudar outras pessoas!

Leia também:

Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

Mais posts

Siga-me:twitterlinkedin

Nenhum comentário

Deixe um comentário


três + = 11