Como é um website atualizável pelo próprio dono

Quando falamos em construir um website ‘atualizável’ pelo próprio dono, ou seja, um site no qual você mesmo consiga atualizar textos, fotos e vídeos, é comum as pessoas não saberem bem do que se trata ou acharem que é algo muito complicado para elas usarem. Para esclarecer esses pontos e demonstrar que, na verdade, é tudo muito simples, resolvi escrever este artigo e recheá-lo de imagens sobre como são e como tais sites funcionam.

O artigo está dividido em 3 partes:

1. Quais são as vantagens de ter um website atualizável;
2. Como o seu website será visto pelos seus clientes;
3. Como você poderá alterar o conteúdo (textos, imagens e vídeos) do seu website.

Quais são as vantagens de ter um website atualizável

A principal vantagem em ter um website atualizável é que você não dependerá de um profissional de informática para alterar o conteúdo (textos, imagens e vídeos) do site para você. Tudo estará sob o seu controle ou sob o controle da pessoa que você contratar para fazer o marketing da sua empresa.

Nem você, nem o seu assessor (caso você tenha um) precisarão conhecer ou aprender nenhum detalhe sórdido de computação, como HTML, CSS, JS, PHP ou qualquer outra sopa de letrinhas. Saber usar um editor de texto, como o Microsoft Word, já será o suficiente.

Como o seu website será visto pelos seus clientes

É importante deixar bem claro que o website pode ter a aparência que você quiser, algo profissional e muito bonito, e, ainda assim, permitir que você mesmo altere textos e imagens.

O site não precisa ter um aspecto pobre, parecido com o de uma folha de papel sulfite escrita com canetinhas coloridas ou com uma espécie de caderno de classificados, como os que existem por aí. Se alguém disser que o seu website precisa ser “feio”, para que você consiga atualizar textos e fotos, fuja desse profissional a passos largos! Feio e simples são coisas diferentes. Ele, provavelmente, não sabe o que está fazendo ou é preguiçoso demais para fazer um bom trabalho.

Abaixo algumas imagens de sites atualizáveis. Elas foram cedidas pela Studio Fast e são de temas para WordPress (falaremos sobre isso mais à frente).

Todas as imagens são de sites nos quais o próprio dono consegue alterar itens como as imagens de destaque, o texto de boas-vindas, dados de contato, títulos e descrições de produtos e serviços e etc. Repare que essas são apenas algumas possibilidades. O seu website terá a aparência mais adequada ao seu negócio, a mais agradável aos seus clientes e a você.

Como você poderá alterar o conteúdo (textos, imagens e vídeos) do seu website

Conforme dito anteriormente, saber usar um editor de texto já será o suficiente para que você mesmo consiga alterar o conteúdo do seu website.

Independente de como o seu website é visto pelos seus clientes (repare como os exemplos acima são diferentes entre si), a área administrativa de seu website, ou seja, a parte que você usará para alterar textos e imagens, após informar seu usuário e senha, é sempre a mesma. É a área administrativa do WordPress.

O WordPress é uma solução criada inicialmente para blogs, mas que também pode ser usada como Content Management System (CMS) ou Sistema de Gestão de Conteúdo (SGC), em Português.

Esse blá blá blá todo significa que o seu website:

- Será feito com WordPress;
- Terá a aparência que você quiser;
- Permitirá que você altere textos e imagens usando uma espécie de “mini” Microsoft Word.

O próprio website da Studio Fast foi feito usando WordPress. Veja algumas imagens do site:

Agora, veja as imagens de algumas páginas e como elas aparecem, para serem atualizadas, na área administrativa (a área que você, o dono do site, usará):

Gostou? Quer que o website da sua empresa ou o seu website profissional seja prático, bonito e que você mesmo consiga alterá-lo? Fale conosco! Criar websites atualizáveis é um dos serviços da Onbiz.

E não importa em que parte do Brasil você esteja, nós podemos ajudá-lo. Além do nosso atendimento próprio (presencial para a cidade de São Paulo e remoto para todo o Brasil), também contamos com uma rede de empresas parceiras e profissionais, em outras cidades do Brasil. Para os que preferirem o atendimento presencial, talvez tenhamos uma indicação aí na sua cidade.

Leia também:

Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

Mais posts

Siga-me:twitterlinkedin

Nenhum comentário

Deixe um comentário


8 + oito =