Seu endereço de e-mail não transmite profissionalismo ou credibilidade

Iniciante usando o computador

Na semana passada um amigo comentou sobre o assunto: uma loja do Subway, em Campinas, usando um endereço de e-mail do Yahoo, para atender os seus clientes. Como já vimos outros casos assim, especialmente de pequenas empresas, e muitos acontecem por falta de informação (enquanto outros acontecem por pura teimosia do dono :-( ), decidimos que valia a pena escrever este artigo.

Você é o proprietário de uma pequena empresa ou um profissional liberal e usa endereços de e-mail como seunegocio@hotmail.com ou seunegocio@gmail.com? Sabia que, da mesma forma que as grandes empresas ou que os concorrentes do seu negócio, você também pode usar endereços de e-mail como seunegocio@seunegocio.com.br ou atendimento@seunegocio.com.br?

Continue a ler e entenda por que ter endereços de e-mail em domínio próprio (o @seunegocio.com.br) é a melhor escolha e como você pode proceder.

Acho que o meu negócio não precisa de um endereço de e-mail

A escolha é sua, mas é provável que você esteja errado. Seu negócio deve estar onde o seu cliente está e usar os meios de comunicação que o seu cliente costuma usar e não os que forem mais fáceis para você.

Além de ser grande a chance de seus clientes em potencial já usarem a Internet para buscar informações sobre o seu negócio, o e-mail é uma das formas de comunicação mais usadas na Internet: receber e enviar e-mails é uma atividade desenvolvida por 78% dos usuários brasileiros. São 62 milhões de usuários de e-mail;

Se os clientes do seu negócio forem outras empresas, o cenário é ainda mais alarmante para você: de acordo com os indicadores do CETIC.br, das empresas que usam a Internet (98% das empresas entrevistadas), 92% o fazem para buscar informações sobre produtos e serviços, ou seja, informações sobre os seus produtos e serviços ou sobre os produtos e serviços dos seus concorrentes. Logo, ter um endereço de e-mail (e responder as mensagens recebidas) é o mínimo que se poderia esperar do seu negócio.

Eu nunca ouvi reclamações por meu endereço ser do Hotmail, do UOL, do Terra, …

Ótimo. Se o seu negócio ainda não tem muitos clientes ou se ele só atende pessoas físicas que não têm muita vivência em Internet ou que conhecem você por outros meios e já confiam em seus produtos ou serviços, talvez você não tenha perdido clientes em potencial por usar o seu endereço de e-mail atual. O fato é que seu endereço de e-mail é amador e transmite pouca ou nenhuma credibilidade a clientes em potencial, especialmente os que conheceram a sua empresa através da Internet.

Eu sei que toda empresa começa pequena. Só que ela não continuará tão pequena para sempre e, da mesma forma que você profissionaliza outros aspectos e atividades em sua empresa, o seu atendimento/vendas/suporte, através da Internet, também deve ser profissionalizado. O primeiro passo para isso é usar um endereço de e-mail em domínio próprio.

Por que ter um endereço de e-mail em domínio próprio é melhor?

(Se você ainda não sabe o que é um domínio de Internet, clique e leia este artigo)

1. Porque transmite mais informações, facilitando e melhorando a divulgação

Um simples endereço de e-mail, em domínio próprio, como contato@onbiz.com.br, transmite 3 informações importantes sobre o seu negócio: o endereço de e-mail em si (contato@onbiz.com.br), o nome ou a marca da sua empresa (Onbiz) e o endereço do website ou blog da empresa (http://onbiz.com.br ou www.onbiz.com.br).

E o que o endereço contato.onbiz@gmail.com diz sobre o endereço de seu website? Fica em www.onbiz.com.br, em www.onbizinternet.com.br, em www.empresaonbiz.blogspot.com, em www.onbiz.wix.com ou em que outro endereço?

2. Porque é menos confuso para o seu cliente e é mais fácil para ele lembrar

Você realmente espera que o cliente se lembre de que o seu e-mail do Yahoo é restaurante_sucesso@yahoo.com.br, que o seu MSN é rest_sucesso@hotmail.com, que seu e-mail do Gmail é sucesso.restaurante@gmail.com e que o site fica em www.restaurante-sucesso.wix.com?

Faça um favor ao seu cliente e a você: simplifique! Website em www.restaurantesucesso.com.br e e-mail/MSN em contato@restaurantesucesso.com.br.

3. Porque é oficial, mais confiável e menos sujeito a fraudes

Quando você usa um endereço como meupetshop@hotmail.com, para falar com os seus clientes ou cliente em potencial, o que impede que os seus concorrentes ou que pessoas desonestas cadastrem o endereço meupetshop@gmail.com ou meupetshop@yahoo.com.br e que comecem a se passar pela sua empresa, tentando prejudicar o seu negócio ou os seus clientes? Todos esses provedores de e-mail gratuito têm o mesmo peso: para quem não conhece você, não há como saber se o seu endereço e-mail “oficial” é no Hotmail, no Yahoo ou Google, …

Usando www.meupetshop.com.br e atendimento@meupetshop.com.br, por exemplo, fica bem mais simples para o cliente diferenciar os e-mails vindos do seu negócio dos e-mails vindos de pessoas mal intencionadas: o cliente poderá, simplesmente, ignorar qualquer e-mail ou contato que não venha de @meupetshop.com.br.

4. Porque é mais profissional e transmite credibilidade

Você iria a uma reunião de negócios ou visitaria clientes em potencial usando a mesma roupa que veste para lavar o seu carro ou para ficar em casa em um domingo de manhã? Isso seria pouco “profissional”, certo? Então por que você usa um e-mail do Terra para contactar clientes em potencial ou para atender os seus clientes atuais?

Se todas as demais condições forem iguais, atendimento@drcasa.com.br transmite mais credibilidade que atendimento-drcasa@terra.com.br ou atendimento-drcasa@uol.com.br. Simples assim.

Como faço para ter endereços de e-mail em domínio próprio?

O primeiro passo é registrar um domínio de Internet para o seu negócio. Para isso, siga as instruções que estão aqui.

O próximo passo é cadastrar-se em um serviço de e-mail ou contratar um provedor de hospedagem de e-mail de confiança. Pesquise bastante e converse com amigos, antes de optar por um. Se você ainda não souber o que é hospedagem ou para o que ela serve, leia o artigo O básico: domínio, website e hospedagem.

Se você preferir a nossa ajuda, basta falar conosco. A hospedagem de website e e-mails + suporte descomplicado é um dos serviços oferecidos pela Onbiz e você não precisará sequer registrar um domínio. Clique aqui e conheça os nossos planos.

O que acontece se eu mudar de hospedagem? Vou perder todos os meus e-mails?

Não, você não perderá seus e-mails. Se você contratou um bom serviço de hospedagem com um bom suporte e você ainda tiver acesso à sua hospedagem antiga, a equipe de suporte poderá usar alguma ferramenta de Exportação/Importação de dados ou um programa de leitura de e-mail, como o Outlook, o Thunderbird ou o Evolution, para copiar os e-mails da hospedagem antiga e transferi-los para a nova hospedagem.

E se eu gostar de ler meus e-mails no Hotmail, Gmail, Yahoo, UOL, Terra, IG, … e não quiser acessar mais de um site?

Você não precisa acessar mais de um site (webmail) para ler e-mails. Os melhores serviços de webmail permitem que você receba e envie e-mails de outras de suas contas, sem precisar acessar os respectivos sites.

Por exemplo, se você gosta do Gmail e o usa como webmail, pode configurá-lo para receber e enviar e-mails como seunegocio@gmail.com, seunegocio@hotmail.com e seunegocio@seunegocio.com.br. Para saber como configurar o Gmail para receber e-mail de outras de suas contas, acesse o link Coletor de e-mails. Para saber como configurar o Gmail para enviar e-mails como outras de suas contas, acesse o link Como adicionar um endereço “De” personalizado.

Caso goste mais do Hotmail, também pode usá-lo para enviar e receber os e-mails das suas outras contas. Basta seguir as instruções em Enviar e receber emails de outras contas de email. Para o Yahoo, siga as instruções de Posso acessar minhas outras conta de email (trabalho, escola, etc.) através do Yahoo! Mail?. Para informações sobre outros serviços de webmail, consulte o seu provedor de serviços.

Apenas para citar um caso real: temos um cliente que costumava usar seunegocio@terra.com.br, como endereço de e-mail da clínica dele. Criamos o endereço seunegocio@seunegocio.com.br para ele, configuramos o webmail da clínica como http://webmail.seunegocio.com.br e, agora, ele só precisa acessar esse webmail para enviar e receber mensagens como seunegocio@seunegocio.com.br e como seunegocio@terra.com.br (endereço que ele deixará de usar gradualmente). O cliente ficou muito satisfeito e achou tudo prático e simples.

 

Lembre-se de que todas as decisões que você toma, nessas questões de Internet, refletem na imagem da sua empresa. Portanto você deve ter muito cuidado para não optar pelo barato que sai caro!

Gostou do artigo? Então não perca o nosso tutorial sobre como usar o Google Apps para ter e-mails em domínio próprio: clique e assine a Newsletter da Onbiz. Além de receber os artigos do Blog e  materiais exclusivos, por e-mail, você também concorrerá a descontos e poderá participar de nossas promoções!

Leia também:

Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

Mais posts

Siga-me:twitterlinkedin

Nenhum comentário

Deixe um comentário


seis + 1 =