Crie a sua própria nuvem de palavras

Nuvem de palavras

Já se perguntou como as pessoas criam “word clouds” (nuvens de palavras) como a acima? Nuvens de palavras são imagens compostas por palavras de várias cores e tamanhos e, opcionalmente, organizadas em direções distintas. Pois agora você saberá como e o melhor de tudo: aprenderá a criar a sua nuvem de palavras!

Para que servem essas tais nuvens de palavras?

Normalmente as nuvens de palavras são usadas para demonstrar, de maneira visual, a frequência de ocorrência das palavras dentro de um texto: quanto maior for o número de vezes que a palavra aparece no texto, maior será a fonte usada para exibir essa palavra.

Todavia, as nuvens de palavras também são boas opções para ilustrar notícias, artigos (como este aqui ;-) ) e outros tipos de publicações, já que ela têm um forte apelo visual e pelo fato de que boas imagens atraem a nossa atenção (as várias imagens e mensagens em imagens trocadas diariamente, via Facebook, e o sucesso de redes sociais baseadas em imagens, como a Pinterest, estão aí para provar isso).

Como criar a minha nuvem de palavras?

O procedimento é simples, pode ser feito em minutos, e é gratuito!

1. Acesse http://www.wordle.net/create;

2. No campo “Paste in a bunch of text”, digite as palavras que você quer que apareçam na imagem. Quanto maior for a frequência de uma certa palavra, maior será o “peso” (destaque) da palavra na imagem gerada.

Opcionalmente, ao invés de digitar as palavras que você deseja que façam parte da imagem, você pode indicar o endereço de Feed de algum blog e informá-lo no campo “Enter the URL of any blog, blog feed, or any other web page that has an Atom or RSS feed”. Se quiser testar essa funcionalidade, o endereço do Feed do blog da Onbiz é http://onbiz.com.br/blog/feed;

3. Clique no botão “Go”, caso tenha digitado as palavras, ou no botão “Submit”, caso tenha informado o endereço de Feed;

4. Pronto! A versão inicial da imagem foi gerada. Agora basta personalizar a imagem como preferir:

- No item de menu “Font”, você pode alterar a fonte do texto que aparece na imagem;

- No item “Layout”, você altera o posicionamento das palavras;

- No item “Color”, você escolhe a cor de fundo imagem, além das cores para as palavras e a variação dessas cores (todas as opções com a palavra “Variation”).

Se estiver com preguiça de escolher entre todas as opções, clique no botão “Randomize”, até que a imagem gerada fique a seu gosto;

5. O último passo é escolher se você tornará a sua criação pública “Save to public gallery…” ou se a imprimirá “Print…”.

Eu, particularmente, prefiro clicar no botão “Open in Window”, redimensionar a janela aberta, apertar as teclas Alt+Print Screen e colar a imagem gerada no Windows Paint, no GIMP ou em algum outro programa de edição de imagens.

E eu posso usar as imagens geradas pelo Wordle?

De acordo com a versão atual dos termos de uso do Wordle, você pode usar as imagens geradas como quiser:

May I use my Wordles for…
Yes.

The images you create with Wordle are yours to use in any way you choose. You may print T-Shirts, business cards, brochures, what have you. On the other hand, when you place an image in the gallery, anyone else can use it too! So if you want to keep it to yourself, print it out without saving it.

Keep in mind that if you save a Wordle to the public Gallery, then you can’t control how other people use it.

If you want to give credit to wordle.net, feel free! But it’s not required.”

Mas o meu conselho é que você sempre verifique antes de usar, já que termos de uso estão sujeitos a alterações: http://www.wordle.net/faq#use

 

Gostou do Wordle? Para receber mais dicas como essa, por e-mail, assine a Newsletter gratuita da Onbiz: clique aqui para assinar agora! Você também pode curtir a página da Onbiz no Facebook e acompanhar os artigos e notícias por lá.

Leia também:

Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

Mais posts

Siga-me:twitterlinkedin

Nenhum comentário

Deixe um comentário


2 + quatro =