Como converter o Perfil da sua empresa em uma Página do Facebook

Engrenagens

Antes de mais nada, saiba que o processo de conversão de seu Perfil (Conta Pessoal) para uma Página é quase irreversível e que as únicas informações transferidas serão as fotos de seu perfil, seu nome de usuário (caso tenha um) e sua base de amigos (que serão convertidos em fãs). Nenhum outro conteúdo será transferido, conforme pode ser lido em http://www.facebook.com/help/?faq=116067818477568.

Se isso não bastar como razão para executar o procedimento o quanto antes, enquanto há pouco conteúdo para ser transferido manualmente, conheça outros motivos clicando aqui.

Para mais informações sobre a ferramenta de migração, acesse página de ajuda do Facebook: http://www.facebook.com/help/?page=213602951994043.

Agora, leia atentamente as instruções a seguir, antes de executá-las:

1. Entre no Facebook usando a conta que representa sua empresa

Login na Conta "Empresarial" do FacebookAcesse http://www.facebook.com/login.php, informe seu e-mail e senha e entre no Facebook.

 

 

2. Avise os “amigos” da sua empresa (e futuros fãs) sobre a mudança

Avisando os "amigos" sobre a mudançaPublique uma atualização de status no Facebook, publique no blog e/ou no Twitter da sua empresa. Deixe-os cientes de que é uma mudança para melhor

 

 

3. Faça uma cópia de segurança (backup) de todos os dados da sua conta

Gerando cópia dos dados do Facebook 1Conforme mencionado anteriormente, nem todos os dados serão migrados do seu Perfil para a Página. Se quiser preservá-los, a melhor forma é “baixando” (fazendo download) dos mesmos. Para isso,  acesse https://www.facebook.com/settings e clique em “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”.

Gerando cópia dos dados do Facebook 3Gerando cópia dos dados do Facebook 2

 

 

 

Download do arquivo com informações do Facebook 1O arquivo não é gerado instantaneamente. Em nosso teste, ele demorou cerca de 1 hora e 30 minutos para ficar pronto (o Facebook notificará você, por e-mail, quando isso acontecer), mas vimos relatos de pessoas que esperaram quase 24 horas pelo arquivo.

 

 

 

Download do arquivo com informações do Facebook 2Download do arquivo com informações do Facebook 3

Certifique-se de guardar esse arquivo em um local seguro porque ele pode conter informações confidenciais sobre o seu negócio e/ou sobre seus clientes, como mensagens particulares trocadas com eles e publicações (atualizações de status) de acesso restrito.

Para saber mais sobre o conteúdo do arquivo, acesse http://www.facebook.com/help/?page=116481065103985.

4. Crie a página do Facebook para sua empresa

Criar página / Migrar perfil do FacebookSe você estiver convertendo um Perfil (Conta Pessoal) para uma Página, acesse http://www.facebook.com/pages/create.php?migrate (a grande “mágica” desse endereço está no “migrate” ao final dele).

Se você estiver criando uma Página a partir do zero, acesse http://www.facebook.com/pages/create.php.

Escolha entre “Negócios locais ou local”, “Empresa, organização ou instituição” ou “Marca ou produto” e preencha as informações necessárias seguindo os guias.

Se durante o processo for exibida a mensagem “Complete this process on a recognized device – For your security, you need to complete this process from a computer you’ve used for browsing Facebook in the past. If this isn’t possible, contact customer support.”, aguarde de 2 a 3 dias e tente executar a migração usando o mesmo computador novamente.

Pelo que pudemos observar, o Facebook registra a última sessão de acesso (“Acessado pela última vez”, conforme a segunda imagem abaixo) com 2 ou 3 dias de atraso e essa é a provável causa do problema. Você pode visualizar a última sessão através do endereço https://www.facebook.com/settings?tab=security&section=sessions&view. Com as “Aprovações de login” ativas fica mais fácil identificar qual foi o último dispositivo/computador usado.

Erro durante a migração de um Perfil para uma PáginaSessões ativas no Facebook

 

 

 

 

Caso tenha usado o mesmo computador e o problema persistir, acesse o endereço https://www.facebook.com/help/contact_us.php?id=164405897002583. Preencha o formulário com as informações requisitadas (preferencialmente em inglês), clique em “Enviar” e aguarde alguns dias antes de tentar a migração novamente.

5. Escolha uma imagem de perfil

Escolher imagem de PerfilPode escolher uma nova imagem ou permanecer com a mesma clicando diretamente em “Próxima”.

Se optar por uma nova imagem, além de bonita, é importante que a imagem tenha as dimensões corretas: 180 pixels de largura por 180 pixels de altura (na exibição, a imagem será redimensionada para 125 pixels por 125 pixels).

 

6. Preencha as informações adicionais

SobrePreencha o campo “Website” e clique em “Salvar informações”.

Na próxima página, clique em “Sobre” e, depois, em “Editar”. Preencha com o máximo possível de informações. Atenção especial para o campo “Fundada em” e as informações de contato.

Sobre na Linha do TempoEditar contato 2

 

 

 

 

7. Escolha uma imagem de capa

Clique em “Adicionar uma capa” e “Enviar foto”. Novamente as dimensões da imagem são importantes. Para referência (inclusive com a sobreposição da imagem de perfil), visualize a segunda imagem abaixo:

Dimensões da imagem da capaEscolher foto da capa

 

 

 

 

 

 

8. Publique atualizações de status na forma de textos, links, imagens e vídeos

Basta clicar na linha do tempo, escolher o tipo de publicação e preencher os demais campos. Opcionalmente, é possível clicar no símbolo de relógio para especificar, com exatidão, a data do evento.

Linha do tempo 2Linha do tempo 1

 

 

 

 

9. Convide mais amigos para curtirem a sua página

Clique em “Construir público” e escolha entre “Convidar amigos” e “Convidar contatos de e-mail”.

10.Com o tempo, repopule a Linha do Tempo de sua Página com suas publicações mais importantes

Esse é um processo manual e, por isso, lento e trabalhoso: use o conteúdo do arquivo gerado no passo 3 para repopular a Linha do Tempo da sua Página com as informações históricas mais importantes. Você não precisa fazer isso de uma só vez. Atualize um pouco a cada dia e, antes que perceba, terá terminado.

Não está convertendo seu Perfil, mas quer saber como criar uma Página?

Você pode seguir o passo a passo anterior. Só lembre-se de entrar no Facebook usando a sua conta pessoal e certifique-se de, no passo 4, escolher o endereço http://www.facebook.com/pages/create.php, sem o migrate.

Outra possibilidade é ler o artigo sobre como criar uma Página do Facebook para sua empresa.

Migrou sua Conta Pessoal por engano? Apele para o Facebook e tente reverter o processo

Se tiver migrado a sua conta pessoal por engano, acesse https://www.facebook.com/help/contact_us.php?id=189265951117017 e envie uma apelação, ao Facebook, para reverter o processo. Tenha em mente que o Facebook se reserva o direito de recusar ou ignorar a sua apelação. Por isso, execute a migração com muito cuidado.

Gostou do tutorial? Então “curta” a página da Onbiz no Facebook.

 

Leia também:

Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

Mais posts

Siga-me:twitterlinkedin

18 comentários

  1. olá, quando estou pra confirmar a transferência , logo depois que pede a senha, aparece o seguinte erro > An error has occurred while merging pages. This may be caused by your attempt to merge too many pages. oque eu faço? podem me ajudar?

    • Daniel Henrique Alves Lima 02 de abril de 2013 às 07:44

      Oi, Jeferson. Eu ainda não tinha visto esse erro. O problema não está relacionado ao bloqueio para adição de amigos, conforme descrito em http://www.facebook.com/help/community/question/?id=303539313092433?

      []‘s.

      • Olá Daniel. Você descobriu pq dá esse erro igual do Jeferson “An error has occurred while merging pages. This may be caused by your attempt to merge too many pages.”? O meu tbm está dando, eu estou bloqueada para add pessoas, será que é isso?

        • Daniel Henrique Alves Lima 20 de junho de 2013 às 08:48

          Rafaelle, o bloqueio foi a única relação que eu vi, mas como ninguém nunca volta aqui para dizer se, após o bloqueio, a migração funcionou, eu não sei dizer se o problema é esse…

          []‘s.

  2. Olá Daniel. Atendo alguns clientes que querem fazer a migração mas o facebook emite mensagem de erro alegando que o nome do perfil não pode ser usado, provavelmente pelo fato de já existir outra fan page com nome igual, porém, quando tentamos utilizar outros nomes diferentes ele continua impedindo a ação. Sabe como resolver este problema?

    Abraços
    Felipe

    • Daniel Henrique Alves Lima 02 de abril de 2013 às 22:07

      Oi, Felipe.

      Até onde eu sei, só nomes de usuários e de páginas causam esse problema. Ou seja, se o nome da sua página for o mesmo nome de um usuário existente (que não o que você está migrando) ou de uma página existente, não funcionará.

      Tem alguns exemplos de endereços (nomes de usuários) que não funcionaram?

      []‘s.

  3. Daniel, tenho que migrar um perfil pessoal de um político para o qual trabalho. A situação dele no Face é a seguinte: já tem uma Fan Page (735 curtem), um perfil principal lotado (+5 mil) e um segundo perfil (900). Ou seja, quero migrar o perfil lotado para uma fan page. Minha dúvida é a seguinte: não tem como migrar o perfil lotado e incluí-lo na fanpage já existente? Como poderia aproveitar os amigos do perfil 2? Poderia baixar os amigos da Fan Page atual e convidá-los para curtir novamente minha nova fanpage? Abraços

    • Daniel Henrique Alves Lima 24 de abril de 2013 às 09:07

      Oi, Adriano.

      Sobre o seu problema: eu não sei. Eu já ouvi falar sobre a possibilidade de unir/mesclar 2 páginas da mesma “empresa”, ou seja, em teoria, seria possível converter o perfil para uma página e, depois, mesclar as duas páginas. Mas eu nunca fiz isso, não sei se funciona ou quais são as implicações.

      A página de ajuda do Facebook é esta: Tenho duas Páginas do Facebook para a mesma coisa. Posso uni-las?

      Você pode tentar perguntar no grupo Social Media Interior porque o pessoal lá é especializado em Mídias Sociais e tem mais experiência nessas ações inusitadas.

      []‘s.

  4. Bom dia, estou tentando convertei o perfil da minha empresa para Fanpage porém ele apresenta o seguinte erro.
    An error has occurred while merging pages. This may be caused by your attempt to merge too many pages.
    Tenho apenas uma outra pagina atrelada no mesmo e-mail, preciso aguarda a exclusão para tentar novamente?

    Desde já obrigada

    Att

    Bruna

    T

    T

    • Daniel Henrique Alves Lima 17 de maio de 2013 às 17:43

      Bruna, eu ainda não enfrentei esse erro. Será que não é o mesmo caso do Jeferson (leia aqui e aqui)? Ou seja, seu perfil está bloqueado para a adição de amigos e a mensagem que o Facebook dá “não tem nada a ver”?

      []‘s.

      • Recebi a mesma mensagem “An error has occurred while merging pages. This may be caused by your attempt to merge too many pages.” … no caso, minha cliente esta com o perfil dela bloqueado para convidar amigos, parece ser esta a relação pelo que vi nos comentários… alguém conseguiu resolver isto?

  5. O ERRO

    An error has occurred while merging pages. This may be caused by your attempt to merge too many pages.

    ALGUÉM SABE SE EXISTE ALGUM TELEFONE DO FACEBOOK PARA CASOS EXTREMOS? Obrigado.

  6. Boa tarde gente,
    Eu gostaria de saber se é possível converter a minha página num grupo fechado.
    Obrigada. Cris

  7. uma duvida, eu já tenho uma fan pages que tem um bom conteúdo, eu fazendo a migração eu perco o conteúdo desta minha fan paginas e também as pessoas que já curtiram ela?

    • Daniel Henrique Alves Lima 20 de junho de 2013 às 08:47

      Felipe, a migração é de um perfil pessoal para uma página. Nunca migrei uma página para outra página. Não sei nem se isso faz sentido.

      Ao converter um perfil pessoal em uma página, você perde o conteúdo. Pode fazer o backup do conteúdo e restaurá-lo manualmente, aos poucos, conforme sugerido neste artigo. As pessoas que constam como “amigos”, em seu perfil pessoal, deverão ser convertidas (automaticamente) em fãs da nova página.

      []‘s.