Você ou sua empresa estão na listagem de negócios locais do Google? Não tem idéia do que seja isso?
Digamos que você é um dentista. Se algum cliente ou interessado usar o Google Maps para buscar por “Dentista”, dentro da área que você atende, você aparecerá entre os dentistas listados (para um exemplo, veja as imagens abaixo)?
Não aparecerá? Então está na hora de cadastrar o seu negócio no Google Places. O processo é simples e gratuito. Para isso,
1. Acesse www.google.com/local/add/splashPage?hl=pt-br&gl=PT
Efetue o login em sua conta do Google. Se ainda não tiver uma conta, acesse https://accounts.google.com/NewAccount para cadastrá-la.
2. Clique em “Adicionar nova empresa”
3. Informe seu telefone
Escolha o País (Brasil) e preencha o número de telefone de sua empresa. Depois clique em “Encontrar informações da empresa”.
4. Preencha as informações sobre o seu negócio
Se o telefone informado não estiver associado a nenhum negócio já cadastrado, preencha as demais informações e clique em enviar. Lembre-se de que quanto mais informação, melhor. Se você for um profissional liberal ou tiver uma empresa que atenda os clientes em seus respectivos endereços, pode clicar em “Sim, esta empresa atende clientes em seus locais” e decidir se exibirá ou não o seu endereço comercial na listagem (opção “Não mostre meu endereço comercial na listagem dos Meus Mapas”).
Se o telefone informado já estiver associado a algum negócio cadastrado, clique em “Editar”, altere as informações que desejar e clique em enviar.
5. Confirme o cadastro
Se entre os telefones de contato cadastrados no passo anterior houver um telefone celular, você poderá optar pela confirmação via SMS (a mais simples, na minha opinião). Clique em “Finalizar” para que o Google lhe envie um código PIN de 5 dígitos.
De posse do código PIN, acesse http://www.google.com/local/add/businessCenter?hl=pt-BR&gl=BR&pli=1 e efetue um novo login, se necessário. Informe o código PIN no campo “Digite seu PIN” e clique em “Ir”.
Pronto! Fácil, não? Agora é só buscar pelo nome da sua empresa ou pelo seu setor de atuação, no Google Maps, e visualizar o resultado.
Tenha em mente que o tipo e a quantidade de informação exibida sobre a sua empresa, no mapa, é limitada. Por isso, se você quiser se diferenciar das demais empresas e dos prestadores de serviço listados ou se quiser prover mais informações sobre seus produtos e serviços, é importante que você possua um bom website. Não sabe se o seu website é bom o suficiente? Então continue acompanhando o blog porque publicaremos, em breve, um artigo para lhe ajudar nessa avaliação.
Ainda não possui um bom website e gostaria de nossa ajuda? Basta clicar aqui e falar conosco.
Leia também:
Ainda hoje existem empresas e profissionais liberais sem domínio próprio na Internet. Alguns não...
Quando falamos em construir um website 'atualizável' pelo próprio dono, ou seja, um site no qual...
Esta receita serve para resolver o problema de upload de arquivos grandes, quando o módulo FastCGI e...
Recebi o código de verificação pelo correio, porém não aparece a opção onde este código deve ser inserido…falam que é pra inserir no banner azul na parte superior da tela mas não existe esse banner…como procedo!?