Saiba o que dizem sobre você ou sua empresa, na Internet

Empreendedora ouvindo seus clientes

Você ouve seus clientes? Em todos os canais, inclusive na Internet? Responde rapidamente a dúvidas e reclamações feitas sobre seu atendimento, sua empresa, seus serviços ou seus produtos? Talvez você ainda não esteja preocupado com isso, mas, sem que você saiba, já tem gente construindo a reputação online do seu negócio, para bem ou para mal… E o fazem através de websites especializados em reclamações, blogs pessoais, redes sociais, comentários nos websites de formadores de opinião e através de uma infinidade de outros meios.

Sim, nós sabemos que os pequenos e médios empresários e os profissionais liberais brasileiros nem sempre dispõem de tempo ou de equipe para acompanharem sua reputação na Internet. Se esse também é o seu caso, não se preocupe, temos a ferramenta ideal para você! Ela é fácil de utilizar e o melhor, gratuita. Isso mesmo, GRATUITA.

Conheça o Google Alerts

Ou os “Alertas do Google”, em Português. Cuide de seus clientes e da reputação online de seu negócio sem perder tempo e sem gastar um tostão!

Se você sabe usar a busca do Google e tem um endereço de e-mail qualquer, já está qualificado para usar o Google Alerts: Após o cadastro do Alerta, sempre que o Google encontrar um novo resultado para a consulta informada, ele lhe enviará um e-mail. O procedimento todo é bem simples. Confira abaixo.

Crie um novo Alerta

1. Acesse http://www.google.com/alerts

Se você ainda não possui uma conta no Google, acesse https://accounts.google.com/NewAccount e cadastre uma. Pode criar uma conta usando qualquer endereço de e-mail e associar mais de um endereço à mesma conta.

2. Faça o login na sua conta

3. Clique em “Criar novo alerta”

4. Preencha os campos solicitados

A “Consulta de pesquisa” é a base do monitoramento. Digite o mesmo que você usaria, na busca do Google, para encontrar a informação desejada. No meu caso, por exemplo, quero monitorar qualquer nova ocorrência de ‘onbiz’ feita em websites hospedados em domínios nacionais (terminados em .br). Para isso, digitei:

onbiz site:br

Se eu quisesse acompanhar apenas o que o Estadão tem a dizer sobre a Onbiz, poderia usar:

onbiz site:estadao.com.br

Quanto aos demais campos, mude-os conforme a sua necessidade. Eu os altero raramente, mas convém analisar cada caso. Se você estiver usando uma consulta muito genérica, altere a freqüência do alerta de diária para semanal ou refine sua consulta. Saiba como clicando aqui.
Já se preferir receber todos os novos resultados que o Google encontrar, ao invés de apenas os mais relevantes, mude o campo chamado “Quantos”.

5. Clique em “Criar alerta”

Agora é só sentar e relaxar, certo?

Na verdade, não. Afinal de contas, você é um empreendedor no Brasil! Aposto que tem milhares de coisas a organizar, contas a pagar, clientes a atender… Então, vá cuidar do seu negócio. Quando o Google souber de algo novo, de destaque e relacionado ao Alerta que você criou, ele lhe enviará um e-mail. Esse e-mail conterá os links selecionados e um breve resumo do que há em cada um deles (algo bem parecido com os resultados de uma busca comum no Google).

A partir daí, caberá a você, proprietário do negócio, decidir as ações que tomará, com base no que aconteceu. Por exemplo: contatar o cliente, por telefone, para entender melhor o ocorrido; desculpar-se publicamente ou sugerir soluções alternativas, no blog do cliente e/ou no da empresa (ou na rede social em uso); atualizar manuais de produtos e/ou FAQ do website da empresa; planejar e executar outras medidas corretivas/preventivas  para que o problema não se repita (e notificar o cliente sobre elas) e etc.

Quer mais? Você também pode criar Alertas para

Manter-se informado sobre seu ramo de atuação

Há novas tecnologias ou práticas em uso? Fornecedores com melhores matérias-primas ou condições de pagamento? Linhas de crédito mais vantajosas? Novas possibilidades de parceria? Outros meios de divulgação? Cursos de especialização? Novos nichos de mercado? Novos blogs e websites relevantes?

Monitorar  a concorrência

Quer saber o que eles estão fazendo de certo ou de errado? Ou conhecer os novos produtos e serviços que estão oferecendo? Fique atento às notícias sobre seus concorrentes ou às reclamações dos clientes deles, adapte-se à nova realidade e ofereça seus serviços aos clientes insatisfeitos.

Não usa ou não gosta do Google? Tudo bem

Tanto o Yahoo quanto a Microsoft possuem serviços similares. No Yahoo é o Yahoo! Alerts, associado à busca do Yahoo, e a na Microsoft, o Windows Live Alerts, associado à busca do Bing.

Quer acompanhar as redes sociais de perto, mas não tem tempo?

Para o caso do Twitter, por exemplo, há ferramentas como o TweetAlarm e o Twilert, de funcionamento análogo ao do Google Alerts.

Mas lembre-se de que o objetivo, nas redes sociais, é engajar e não apenas reagir às manifestações de seus clientes. Nesse contexto, os alertas só têm a função de garantir que você não deixará de ouvir ninguém, ainda que as pessoas não façam menção direta a você ou a sua empresa.

Tem interesse ou dúvidas sobre determinado assunto de Internet e gostaria que publicássemos um artigo a respeito? Curta a nossa página do Facebook e deixe o seu pedido em nosso mural.

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Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

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