A importância de ter um domínio na Internet

Ainda hoje existem empresas e profissionais liberais sem domínio próprio na Internet. Alguns não o possuem por não saberem do que se trata. Outros, por não darem a devida importância a ele.

Mas afinal de contas, o que é um domínio de Internet?

O domínio é a identidade digital de sua empresa ou a sua própria, se for um profissional liberal, e é a forma como o seu negócio será conhecido e localizado na Internet. Ele compõe a parte final de um endereço na Internet. Por exemplo, em www.globo.com, mail.google.com e shopping.uol.com, os domínios são, respectivamente, globo.com, google.com e uol.com.br.

Por que o meu negócio precisa de um domínio próprio?

Algumas boas razões para isso:

1. Ser facilmente encontrado na rede mundial de computadores

Não é novidade que cada vez mais pessoas usam a Internet para encontrar informações sobre empresas, profissionais, produtos e serviços. Ao procurar por marcas como Coca-Cola, na rede mundial, qual é o primeiro endereço que vêm à mente dessas pessoas? www.refrigerantefamoso.com.br ou www.cocacola.com.br? Ainda que usassem websites como o Google ou o Bing, para buscar “coca cola”, domínios como cocacola.com.br ou cocacola.com teriam maiores chances de aparecer entre os primeiros resultados.

2. Profissionalismo e credibilidade

Alguém confiaria ou acessaria o bankline do Itaú se ele estivesse em itau.webnode.com.br ao invés de em www.itau.com.br? Acreditaria que a loja online do Ponto Frio fica em pontofrio.wordpress.com ou em pontofrio.blogspot.com e não em www.pontofrio.com.br? Ao receber e-mails de atendimento@fiat.com.br e atendimento-fiat@gmail.com, quais pareceriam oficiais? Julgaria profissional, por parte da Fiat, usar um e-mail do Gmail ou do Hotmail para contatar seus clientes?

3. Posicionamento correto e enfoque no fortalecimento da marca

O que cocacola.blogspot.com, itau.webnode.com.br, pontofrio.wordpress.com e atendimento-fiat@gmail.com têm em comum? Cada um deles divulga duas marcas: Coca-Cola e Blogspot, Itaú e Webnode, Ponto Frio e WordPress, Fiat e Gmail. É mais importante destacar a marca de seu provedor de serviços (Blogspot, Webnode, WordPress, Gmail, Hotmail, Yahoo, UOL, Terra, …) ou a marca da sua empresa?

4. Há outras empresas nacionais com o mesmo nome que a sua e, a menos que você se apresse, é provável que uma delas registre o domínio suaempresa.com.br antes de você

Para ter uma idéia de quantidades, entre Agosto e Outubro de 2011,  100 mil novos domínios foram registrados no Brasil, totalizando 2 milhões e 600 mil domínios nacionais. Uma média de 33 mil domínios por mês!
O registro de qualquer domínio nacional é realizado através do Registro BR e obedece à ordem de chegada. Ou seja, se outra empresa já tiver registrado o suaempresa.com.br, a menos que você tenha registrado a marca suaempresa no INPI (esse é um assunto complicado e será abordado futuramente), você não terá direito a usar esse domínio e não há nada que possa ser feito a respeito.

5. Diferencial competitivo

Se seus concorrentes não possuírem ou não usarem corretamente um domínio próprio, você estará muito à frente deles quando o fizer. A explicação para isso é simples: Se todas as demais condições forem iguais, seu cliente preferirá negociar com quem tiver a postura mais profissional. O que será que transmite melhor essa imagem de profissionalismo? Usar contato-minhaloja@yahoo.com, como forma de contato, ou contato@minhaloja.com.br?
Agora, se os seus concorrentes já tiverem domínios próprios, quem está em desvantagem é você.

Lendo atentamente tudo o que foi explicado até agora, fica bastante claro que ter um domínio próprio é sempre a melhor opção.

Então, como registrar um domínio?

Registrar um domínio pode ser simples. Basta acessar o website do Registro BR (http://registro.br) e seguir as instruções do vídeo tutorial abaixo

http://youtu.be/x-VbvNsr_jQ

 

Todavia, só registrar o domínio não é suficiente. Também será necessário criar seu website, blog ou loja virtual e hospedá-lo em algum lugar, além de configurar servidores, serviços de nome e contas de e-mail, entre outro itens. Para atrair visitantes, que podem se tornar clientes, o website criado precisará ter boa aparência, ser fácil de usar e dispor de conteúdo interessante.

Tem dúvidas? Prefere a ajuda de profissionais? Quer que alguém cuide de todos os detalhes técnicos e que oriente você nas questões mais importantes, enquanto você mantém o foco em seu negócio? É para isso que estamos aqui. Fale conosco!

Leia também:

Daniel Henrique Alves Lima

Atualmente, dedico-me a ajudar pequenas empresas a começarem na Internet ou a melhorarem sua presença na web, através de seus sites e blogs, construindo uma boa e reputação online. Esta servirá para se aproximarem de seus clientes atuais e para alcançarem novos clientes, gerando mais negócios.

Saiba mais sobre mim no site da Onbiz ou acessando meu blog pessoal.

Mais posts

Siga-me:twitterlinkedin

Nenhum comentário

Deixe um comentário


+ 4 = dez