Conversão do website da Fregnani Odontologia

O que foi feito

1. Conversão da versão anterior do website, em Flash, para HTML+CSS, preservando sua aparência;

2. Inclusão de formulário de contato e mapa;

3. Análise e otimização do site, usando o Google Page Speed;

4. Ativação das estatísticas de acesso ao website (Google Analytics);

5. Redirecionamento automático dos endereços antigos, como http://fregnani.com.br/main.swf, para os respectivos novos endereços;

6. Migração do site e das contas de e-mail da hospedagem antiga para a nova hospedagem;

7. Inclusão da Fregnani Odontologia na listagem de negócios locais do Google (Google Places).

 

Manutenção da aparência do website

ANTES (FLASH) DEPOIS (HTML+CSS)

Como começar a vender produtos pela Internet

Há um tempo atrás, inscrevi-me em um evento do Sebrae sobre ‘Site Empresarial’. Meus objetivos, ao participar de eventos assim, são: conhecer pessoas novas e entender mais sobre as dificuldades e dúvidas de possíveis clientes.

Enquanto eu esperava pelo início do evento (que foi cancelado), comecei a conversar uma moça que queria ‘abrir uma loja virtual’ e estava cheia de dúvidas. Acontece que o pai dela era dono de uma Tabacaria já conhecida no bairro e ela queria expandir os negócios da Tabacaria para o universo online, mas não tinha nenhuma experiência com vendas pela Internet.

Para todos aqueles que querem começar a vender algum produto na Internet, mas que não possuem experiência nenhuma, meus conselhos são os mesmos:

1. Venda algo no Mercado Livre

Crie uma conta no Mercado Livre, pegue algo que você não use mais (celular, tênis, DVD Player, …) e tente vender lá. Comece com algo barato e vá evoluindo à medida que for conseguindo vender.

Essa é uma ótima forma de você entender a dinâmica do universo online e as dificuldades de negociar, tirar as dúvidas de possíveis clientes, fechar a venda, receber, despachar/entregar o produto e etc. Tudo na prática. Nada de dicas de gurus ou especialistas. Aprender fazendo e ao menor custo possível.

Apesar dos bugs no sistema do Mercado Livre (quem me conhece sabe que eu reclamo muito desses bugs e da falta de suporte :-) ), o Mercado Livre tem uma vantagem monstruosa sobre as demais alternativas. Falarei dela mais adiante.

2. Compre algo no Mercado Livre

Novamente, comece comprando objetos baratos e evolua com o tempo.

Comprar pela Internet e pensar no processo de compra vai te ajudar a se diferenciar dos seus concorrentes. Você experimentará todas as dúvidas e os receios que os seus clientes (ou clientes em potencial) têm: onde encontrar determinado produto? Como saber em qual vendedor/loja confiar? O produto anunciado Leia mais…

Forçando o Horde a só usar HTTPS

Esta receita mostra como forçar o webmail padrão do Plesk (Horde) a funcionar apenas através de conexões seguras (SSL/HTTPS).

1. Editar o arquivo /etc/psa-webmail/horde/horde/conf.php

Alterar linha para

$conf['use_ssl'] = 1;

Modificar código de Leia mais…

5 mitos sobre websites que todo empresário deveria conhecer

1. Todo negócio precisa de um site

Não consigo imaginar o que um boteco, em uma cidade com 10 mil habitantes, faria com um website.

No fim, quem determina se o seu negócio precisa ou não de um site, não somos você e eu. São os seus clientes e a natureza do seu negócio.

2. Ter um website atrai novos clientes

Seria o mesmo que dizer que ter um número de telefone atrai novos clientes. O número de telefone é a forma de contato. As pessoas ainda precisam conseguir encontrá-lo.

Algumas ações que você pode tomar para tornar o seu website “encontrável” na Internet: produzir e publicar conteúdo gratuito e relevante (como este artigo); participar de grupos e fóruns específicos; interagir em redes sociais; manter campanhas de links patrocinados; anunciar em sites e blogs especializados; …

3. A aparência do site é o mais importante

Aparência é um diferencial, mas o que mantém o visitante interessado é o conteúdo do website e a necessidade do visitante em adquirir o que a sua empresa tem a oferecer.

4. Quanto mais ‘diferente’ for o website, melhor

Conversa furada. Leia mais…

Onde anunciar na Internet

O telefone toca. Você atende. A pessoa do outro lado se apresenta e, após massagear o seu ego (falando bem da sua empresa), emenda a seguinte frase:

- Eu queria marcar uma reunião para falar sobre a oportunidade de anunciar a sua empresa na nossa revista, que é distribuída para não-sei-quantas mil pessoas;

Se você trocar “revista” por “jornal”, “informativo” ou qualquer outra mídia e trocar “pessoas” por “condomínios”, “empresas” ou qualquer outro elemento que chame mais a atenção, deve conseguir englobar aí 90% dos discursos de todos os que vendem espaço publicitário.

Vai me dizer que você nunca recebeu uma ligação assim? Eu recebi algumas… Agora, diferenciar o que trará resultado do que não trará é outra estória!

E na Internet? Quais são os melhores lugares para anunciar?

Particularmente, eu prefiro (e recomendo) a produção de conteúdo à pura e simples ação de “anunciar”, mas se você prefere comprar espaço publicitário, aqui vão algumas sugestões:

1. Caso a sua empresa disponha de recursos suficientes, opte por conduzir uma boa campanha de Links Patrocinados no Google, através do Google AdWords;

2. Outra possibilidade: digite, no Google, as mesmas palavras-chave que os seus clientes em potencial usariam para encontrar você, seu negócio ou seus produtos e serviços (por exemplo, “clinica estetica Vila Olimpia” ou “controle da acne”) e observe os resultados. Atenção aos primeiros resultados que não sejam links patrocinados porque eles te darão ideias sobre onde anunciar!

No caso do exemplo da clínica estética, se entre os resultados houvesse blogs de beleza, você poderia contactar as blogueiras (ou blogueiros) e comprar espaço Leia mais…

Aumentando a quantidade de visitantes (qualificados) do seu website

Agora que você já sabe o que é Marketing de Conteúdo, veja como pode usá-lo para tornar sua empresa mais conhecida, criar empatia e credibilidade frente a possíveis clientes e parceiros e gerar mais negócios.

Antes de mais nada:

O que é um visitante ‘qualificado’?

Cada acesso feito ao seu website é uma visita. Cada pessoa diferente visitando o seu website é chamada de visitante. Um visitante ‘qualificado’ é aquele com potencial para se tornar um cliente e/ou um fã da sua empresa.

Ou seja, não adianta o seu website ter 1.000 visitantes por dia, se nenhuma dessas pessoas se interessa pelos seus produtos e serviços, pelo seu negócio ou por você! Seria como anunciar sua churrascaria em uma revista sobre culinária vegetariana.

Como funciona? Como aparecer no Google?

O objetivo é usar sua experiência em seu ramo de negócio e seu conhecimento sobre os clientes para Leia mais…

O que é Marketing de Conteúdo e como ele pode ajudar o seu negócio

Content Marketing ou Marketing de Conteúdo nada mais é do que:

1. Produzir conteúdo útil e gratuito, referente à sua área de atuação e destinado a pessoas dentro do perfil de clientes da sua empresa, ou seja, pessoas que possam se interessar pelo que você tem a vender;

2. Intercalar tal conteúdo com ofertas dos seus produtos e serviços.

O mais ‘engraçado’ sobre Marketing de Conteúdo é que ele não é nenhuma novidade. A TV aberta, por exemplo, pratica algo semelhante há muuuuito tempo!

Basta pensar no tipo de público atraído por programas como Vrum, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Mundo Fashion, Auto Esporte, Esporte Espetacular e nos tipos de produtos/serviços anunciados nos intervalos comerciais de cada programa.

O que o público específico de cada um desses programas está mais propenso a comprar? Alguém que assiste Auto Esporte está mais disposto a comprar vestidos e produtos de beleza ou a comprar automóveis e a contratar serviços relacionados?

E não é só a TV! Revistas especializadas nos mais diversos assuntos, como Arquitetura, Gastronomia, Empreendedorismo, Moda, Videogames, produzem conteúdo para atrair pessoas interessadas em um tema específico e anunciantes interessados em vender para essas pessoas.

Eu arriscaria dizer que as revistas ganham mais dinheiro vendendo espaço publicitário para os anunciantes do que com a venda das revistas em si.

O que mudou com a Internet e por que isso é importante para sua empresa?

A Internet diminuiu os custos do processo retirando os intermediários e popularizando as ferramentas de produção de conteúdo e, graças aos mecanismos de busca como o Google, se tornando o próprio meio de distribuição desse conteúdo.

Ou seja, você pode Leia mais…

Postfix – Ativando uma porta alternativa para SMTP

A maioria dos ISPs (Internet Service Providers) nacionais impede que seus clientes ‘domésticos’ usem a porta 25 para se conectarem aos seus respectivos provedores de hospedagem, o que inviabiliza o uso de programas como Outlook Express, Windows Live Mail ou Thunderbird para o envio de e-mail.

A solução é habilitar uma porta alternativa para conexão SMTP. A porta mais comum é a 587 (mail submission) e a receita Leia mais…

Flexslider + cufon e textos que não são exibidos no IE8

Desenvolvendo um tema filho para WordPress, nos deparamos com o seguinte problema: as chamadas (textos de destaque) dos slides só não apareciam no IE8.

O tema pai era um da Elegant Themes e usava o Flexslider para a geração do slider/slideshow.

A causa do problema:

Um bug no IE8 impedia os textos ‘cufonizados‘ de serem exibidos dentro de um elemento com ‘visibility: hidden’.

Possíveis soluções: Leia mais…

Como posicionar a sua empresa na Internet

Digamos que você tenha uma pequena empresa e que queira usar a Internet para divulgar seus produtos e serviços ou para conquistar novos clientes.

Após uma rápida pesquisa no Google, encontra centenas de artigos dizendo que você ‘precisa’ criar um site no wix.com, no blogger.com, no wordpress.com e abrir uma conta no Facebook, no Twitter, no LinkedIn ou artigos explicando por que você não deveria tentar fazer tudo sozinho e por que deveria contratar a empresa XYZ.

Honestamente: no meio desse monte de informações divergentes, você sabe por onde começar? Sua empresa possui os recursos necessários (pessoas, tempo e/ou dinheiro) para fazer tudo: usar todas as plataformas para web e aplicar todas as estratégias de marketing digital existentes?

Pensando em facilitar isso para você e para esclarecer um pouco o que fazemos, eu decidi escrever este artigo. Nele, combinei as medidas que você pode tomar e os serviços prestados pela Onbiz, em uma sequência de fases que façam sentido para pequenas empresas:

As primeiras fases demandam menor investimento e pressupõem baixa familiaridade do empresário com a Internet. À medida que a sua empresa for crescendo e as ações derem resultado, você poderá melhorar esse resultado avançando para as próximas fases.

No final deste artigo, há links para aqueles que também preferem fazer a parte técnica sozinhos.

São as fases:

Fase 1#

A. Registrar o domínio suaempresa.com.br, contratar provedor de hospedagem e criar uma conta de e-mail como contato@suaempresa.com.br;

B. Criar uma página do Facebook para a sua empresa (não um perfil) e redirecionar os visitantes de http://suaempresa.com.br para http://facebook.com/SuaEmpresa;

C. Cadastrar sua empresa na listagem de negócios locais do Google;

D. Usar sua página do Facebook para atender seus clientes atuais, para se conectar aos seus fãs, para publicar conteúdo referente à sua área e que interesse a essas pessoas e para divulgar seus produtos, serviços e promoções.

Nossos serviços: itens A, B e C;

Sua responsabilidade: item D. Você pode fazer isso sozinho, o que gastará o seu tempo, ou pode contratar uma empresa, profissional ou funcionário para fazê-lo por você, o que gastará o seu dinheiro.

Fase 2#

A. Criar um website estático ou um website atualizável pelo próprio dono, baseado em modelos, em http://suaempresa.com.br;

B. Cadastrar seu website em uma ferramenta Leia mais…